Bebés Prematuros – Nascer antes do tempo

Os bebés prematuros são bebés que nascem antes das 37 semanas de gestação. Têm, por norma, baixo peso, são mais pequenos, frágeis e vulneráveis.

Alguns órgãos e sistemas podem ainda não estar totalmente desenvolvidos, o que requer um cuidado redobrado.

Estes bebés podem revelar, nos primeiros tempos, dificuldades em cumprir algumas funções básicas, principalmente em três áreas essenciais:

  • Controlo da temperatura corporal – Tendem a perder calor rapidamente e têm mais dificuldade em manter uma temperatura corporal adequada;
  • Devido ao fato dos pulmões não estarem totalmente desenvolvidos, podem existir dificuldades na respiração que se podem traduzir, por exemplo, em crises de apneia - pausas da respiração com mais de 20 segundos de duração;
  • Alimentação – O desenvolvimento incompleto do aparelho digestivo pode causar diversos problemas, incluindo episódios frequentes de regurgitação (refluxo) e icterícia (acumulação de bilirrubina - pigmento amarelo - na pele e partes brancas dos olhos devido ao funcionamento inadequado do fígado). Também os reflexos de mamar e de deglutição podem estar ausentes nestes bebés.

Como têm o sistema imunitário ainda pouco desenvolvido, ficam também mais sujeitos a contrair infeções.

Mas não se assuste! Isto apenas significa que, quando nasce, um bebé prematuro pode não ir logo para casa, mas sim permanecer hospitalizado durante algum tempo, onde:

  • é colocado numa incubadora, ou num berço aquecido, para manter a temperatura corporal adequada;
  • existem ventiladores, para caso seja necessário, auxiliar a respiração até que os pulmões atinjam a maturidade completa;

A presença dos pais é fundamental em todo o processo. A proximidade com o bebé pode contribuir não só para o seu bem-estar, mas também para a sua recuperação.

A ida para casa de um bebé prematuro traz um misto de alegria e preocupação, mas lembre-se de que o bebé só irá para casa quando o médico se certificar de está pronto e, por exemplo, tem um peso adequado, consegue controlar a temperatura corporal e alimentar-se de forma adequada.

Com preparação e aconselhamento médico, estará certamente preparado para receber o seu bebé em casa!

Related Posts