Como se produz o leite materno?

Apesar da amamentação parecer ser um processo tão natural e visivelmente simples, apresenta alguma complexidade, dentro do corpo da mãe. A produção de leite materno é um processo que em nada é simples.

Existem muitas mudanças que ocorrem no peito da mulher durante a gravidez e durante a amamentação, que todas as mães devem conhecer, nem que seja só por curiosidade:

Constituição da mama

  • Dentro da mama existem milhões de alvéolos (pequenos sacos feitos de células que libertam o leite)
  • Em torno dos alvéolos, a mama é constituída por células musculares que ao contraírem expulsam o leite para fora dos alvéolos
  • Os ductos (pequenos tubos) levam o leite dos alvéolos para o mamilo.

Produção do leite

Quando o bebé mama, são transmitidos sinais – impulsos sensoriais – do mamilo para o cérebro:

  • Em resposta, é produzida uma hormona – a prolactina – que irá fazer com que haja produção de leite nos alvéolos.
  • Para além disso, outra hormona – a ocitocina – também é produzida e promove uma contração das células musculares em torno dos alvéolos. Isto faz com que o leite formado nos alvéolos flua através dos ductos até ao mamilo, ficando pronto para ser ingerido pelo bebé.

Curiosidades

  • Quanto mais o bebé mama, mais leite é produzido, graças à prolactina.
  • Existe uma substância no leite materno que permite que a produção de leite diminua ou deixe mesmo de ocorrer. Isto acontece quando fica muito leite acumulado na mama.
  • Se o bebé deixar de mamar numa das mamas, essa mama pode deixar de produzir leite. Caso o bebé tenha tendência para mamar mais de uma mama do que da outra, essa mama irá produzir mais leite e tornar-se-á aparentemente maior do que a outra, uma vez que fica mais cheia. É por isso importante que o bebé mame das duas mamas de forma equilibrada.

Caso queira compreender melhor este processo natural da maternidade, dirija-se à sua farmácia, lá encontrará profissionais de saúde disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-la a amamentar ao seu bebé de maneira agradável e segura