Preparar o peito para a amamentação

Durante a gravidez, o corpo da futura mãe vai-se preparando naturalmente para a amamentação – os ductos mamários desenvolvem-se e os seios crescem. Contudo, é importante que a grávida, principalmente no último trimestre, também adote alguns comportamentos de modo a preparar melhor o seu peito para a amamentação.

Dicas:

  • Lave o peito apenas com água: os mamilos têm uma lubrificação natural que deve ser mantida ao longo da gravidez. Ao usar produtos de higiene, como sabonete e gel de banho, diretamente nos mamilos, há um risco aumentado dos mamilos ficarem gretados, quando começar a amamentar, uma vez que a sua lubrificação natural é removida, tornando-os mais secos.
  • Use um sutiã apropriado: o peito durante a gravidez aumenta e torna-se mais sensível. É, então, essencial apostar num sutiã de algodão adequado ao tamanho do peito, que seja confortável e que suporte devidamente.
  • Exponha, sempre que possível, o peito ao ar e sol: a pele do mamilo ficará fortalecida e ajudará a evitar e cicatrizar possíveis gretas, contudo é importante não esquecer a proteção solar.
  • Massaje os mamilos: ficarão mais salientes e irão facilitar a sucção pelo bebé, quando nascer. Ajuda a preparar o peito para a amamentação.
  • Aplique um creme hidratante no peito: Com o aumento do peito pode sentir comichão e surgirem estrias. Um hidratante suave pode ajudar a aliviar a comichão. No entanto, em algumas mulheres, as estrias são devido a fatores (como por exemplo, genéticos) difíceis de controlar. A boa notícia é que, com o passar do tempo, podem desaparecer e ficar menos visíveis.
  • Use protetores de seios dentro do sutiã para impedir que se vejam manchas de humidade: Pode parecer estranho, mas o leite já está pronto antes do bebé nascer! Isto significa que os seus mamilos podem começar a perder um pouco de colostro (leite materno inicial), que é bastante espesso e pegajoso. Pode ocorrer logo às 14 semanas, mas é mais comum acontecer mais tarde.

Amamentar é essencial tanto para o bebé como para a mãe. Contudo, requer motivação e aprendizagem. Na sua farmácia encontra profissionais de saúde que a ajudarão a esclarecer as suas dúvidas sobre amamentação, assim estará preparada para amamentar com o maior conforto e saúde.