Problemas comuns na amamentação: Mamilos gretados

A amamentação é uma técnica que requer aprendizagem e, por vezes, pode ser desconfortável e dolorosa.

Os mamilos gretados, doridos ou com fissuras são das principais razões pelas quais várias mamãs desistem de amamentar. Mas lembre-se, o aleitamento materno até, pelo menos, aos 6 meses é importante não só pelas vantagens da composição do leite, mas também, como promotor de uma relação de carinho e conforto para o seu bebé. Não desista de amamentar, e em caso de dificuldades pode até mesmo procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Normalmente o aparecimento de mamilos gretados tem como causa mais comum a técnica de amamentação (quando a posição do bebé é incorreta durante a amamentação, dificultando a tarefa que este tem quando pretende agarrar o mamilo). Assim, o mamilo pode ficar esmagado entre a língua e o teto da boca do bebé, o que causa dor e, a longo prazo, mamilos gretados.

Na figura pode observar as diferentes formas de como deve colocar e segurar o seu bebé durante a amamentação.

Outras causas: higiene inadequada dos mamilos, não limpar e secar corretamente os mamilos após a amamentação e agressão do mamilo quando a amamentação é interrompida.

Como pode prevenir?

  • Aprenda a posicionar corretamente o seu bebé durante a amamentação;
  • Mantenha os mamilos secos e expostos ao ar alguns minutos após a amamentação;
  • Evite produtos de higiene corporal agressivos para os mamilos (como sabões, álcool ou qualquer produto secante);
  • Se for necessário interromper a amamentação, introduza o dedo indicador pela abertura da boca do bebé, de maneira que a amamentação seja interrompida antes de retirar o bebé repentinamente do peito.

Conheça algumas dicas que a ajudarão a cuidar dos seus mamilos gretados:

  • Inicie a amamentação pelo mamilo menos dorido;
  • Deixe secar algumas gotas de leite materno ou aplique uma pomada adequada hidratante/calmante (ex: de lanolina pura) no mamilo e auréola. Posteriormente poderá utilizar um protetor de mamilo, que a ajudará a evitar a fricção das roupas, a reduzir o desconforto e a promover a cicatrização através da circulação do ar;
  • Utilize almofadas de hidrogel que permitem um alívio refrescante e proteção para os mamilos;
  • Utilize uma bomba tira-leite quando a dor não a permitir amamentar, aproveitado esse leite posteriormente para alimentar o seu bebé. Desta forma pode recuperar e prevenir que a situação agrave.

Para esclarecimento de dúvidas ou outras questões, não hesite em falar com o seu farmacêutico.