Recuperar a silhueta depois do nascimento do bebé

Após o parto é normal que sinta o desejo de recuperar rápidamente a silhueta e voltar à sua antiga forma. No entanto, depois de todas as alterações que o corpo passa durante a gravidez e o parto, este necessita de um período de tempo para recuperar.

Nem sempre é fácil, mas com tranquilidade, perseverança e o acompanhamento adequado conseguirá recuperar a sua silhueta.

amamentação, a alimentação e o exercício físico desempenham um papel fundamental nesta fase, contudo antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou plano de exercícios deve consultar o seu médico e seguir as orientações de um profissional especializado.

Amamentação:

Ajuda a queimar calorias e a perder o peso que ganhou durante a gravidez, mais rapidamente do que se não amamentar.

Alimentação:

  • Faça uma alimentação saudável, equilibrada e variada;
  • Evite alimentos ricos em gordura e açúcares;
  • Beba muita água;
  • Não salte refeições, apesar de poder estar muito ocupada com o seu bebé.

Não se esqueça que precisa de repor as reservas de vitaminas e de minerais, como o ferro, que o bebé gastou durante a gravidez.

Se estiver a amamentar, também deve comer o suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do bebé e as suas. No entanto, não é preciso comer por dois!

Exercício:

Muitas recém-mamãs têm dúvidas quando devem retomar atividade física.

Se se tratar de um parto normal, geralmente poderá começar os exercícios pós-parto duas semanas depois do nascimento do bebé. No caso de cesariana, são necessárias cerca de seis semanas. Em qualquer dos casos, deve aconselhar-se previamente com o médico.

Os exercícios de recuperação pós-parto:

  • Reforçam a sustentação da bexiga e do intestino;
  • Fortalecem os músculos da vagina;
  • Reduzem a probabilidade de incontinência urinária e “queda da bexiga”;
  • Ajudam a diminuir a flacidez da zona abdominal;
  • Estimulam a libertação de endorfinas, hormonas que promovem a sensação de bem-estar, ajudando a prevenir a depressão pós-parto;
  • Aumentam os níveis de energia;
  • Promovem um sono mais tranquilo.

Cintas:

As cintas podem melhorar a silhueta, mas, ao dificultarem o fluxo sanguíneo, podem atrasar a recuperação dos tecidos e ao aumentarem a pressão intra-abdominal podem aumentar o risco de incontinência urinária. Assim, é aconselhável que consulte o seu médico, de forma a agir adequadamente.

Não se sinta mal se não perder peso tão rapidamente como deseja. Demora algum tempo para o seu corpo e a sua barriga voltarem à normalidade.

Manter-se em forma ao longo do tempo é mais importante do que entrar em forma logo após o parto!